27
Dez
24 visualizações

Fluxogramas são representações gráficas de planos complexos. Eles são mapas visuais do comportamento correto. Você pode passar o dedo ao longo das linhas e constantemente responder à pergunta: a partir daqui, o que vem a seguir? Fluxogramas têm sido utilizadas pelas empresas e pelos programadores de computador por décadas, e eles são ainda freqüentemente vistos. Eles podem ser usados para descrever como fazer um bolo, bem como como executar uma linha de produção de montagem de automóveis. Não é raro ver um fluxograma como parte das instruções para a montagem de um item recém-adquirido, como móveis ou uma bicicleta.

História

A verdadeira origem de fluxogramas é desconhecida, mas foram popularizados e formalizadas por programadores de computador na década de n/a Naquela época, fluxogramas foram consideradas um passo necessário no processo de programação. A fluxograma foi delineada e, em seguida, este mapa foi usado como um guia para escrever o programa de computador.

Estrutura

Um fluxograma é um diagrama que consiste de formas (retângulos, elipses, diamantes e círculos) conectadas por linhas. Caminhos ao longo das linhas e as formas representam processos possíveis em um plano global. Planos complexos às vezes têm dezenas de fluxogramas recolhidas juntos. Um longo processo de rastreamento pode envolver passando por vários fluxogramas. Normalmente, o primeiro fluxograma em tal coleção será um plano que descreve todo o processo em termos abstratos, de alto nível.

Convenções

Todas as formas têm significados. Formas ovais geralmente significam start e stop. Estes são os lugares onde você entrar e sair a fluxograma. Pode haver apenas um oval rotulado “começar”, mas pode haver várias saídas. Círculos denotam saltos para outros fluxogramas. Retângulos são para processos. Um retângulo significa “Fazer isso agora.” Os diamantes são pontos de decisão com uma entrada e várias saídas. Como você sai do diamante depende em qual decisão você fez.

Vantagens

Fluxogramas são intuitivas; Eles são fáceis de entender. Eles podem descrever quase qualquer processo. Como você pode saltar para um outro fluxograma, você pode ter fluxogramas como muitos como você precisa descrever um complexo de processos. Fluxogramas são também modulares. Fluxogramas podem representar processos em diferentes níveis de especificidade. O fluxograma primário pode representar todo o processo a um nível abstrato, e fluxogramas subseqüentes podem quebrar essas abstrações em pedaços menores. Para processos muito complexos, você pode ter vários níveis de modularização.

Desvantagens

Fluxogramas foram fora do favor com os programadores de computador, com a introdução da programação orientada a objeto. Programas de computador são difíceis de entender e depurar se a seqüência de instruções pode levar saltos repentinos, como os de um fluxograma para outro. Eles são ainda populares, mas há momentos quando fluxogramas são só não dá conta do recado.

Um exemplo é quando decisões criar mais do que dois ou três caminhos. Se existem dezenas de saídas de um diamante de decisão, a fluxograma é difícil de ler. Outro exemplo é quando vários processos estão acontecendo simultaneamente. É difícil sincronizar os processos com um fluxograma.

Incoming Termos de pesquisa:

  • vantagens de um fluxograma